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A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Publicada em 16/03/2017 às 10:01
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ENTENDENDO QUEM É O LÍDER
Nesse contexto, o líder é a figura responsável por garantir que os funcionários saibam a importância de seu papel na engrenagem que move a companhia. Pessoa chave em qualquer empresa, o líder é aquele profissional em que todos confiam, servindo de referência e suporte para a equipe e para seus superiores.

São qualidades inerentes a um bom líder: domínio total de seu trabalho, sempre agir com ética e comprometimento com o sucesso da organização. Entretanto, em primeiro lugar, vem sua capacidade de gerir relações interpessoais. Para liderar, acima de tudo, é preciso saber ouvir, conversas, respeitar e ter estabilidade emocional para contornar bem as piores situações.

Assim como uma organização precisa confiar em sua equipe, o inverso também deve acontecer. Por isso, o líder deve estar disposto a sanar dúvidas e atender anseios de seus liderados com relação ao que acontece no ambiente de trabalho.

RESPEITADO E NÃO TEMIDO
Essa é uma das principais diferenças ente líder e chefe. Enquanto o último impõe sua vontade por meio de ordens e autoritarismos, o primeiro inspira quem está ao seu redor e os conduz na direção que devem seguir para o sucesso da empresa. O chefe comanda de cima, já o líder está ao lado dos colaboradores, seguido o mesmo caminho e lutando para vencer os mesmos obstáculos que o restante da sua equipe. Todo o indivíduo de uma equipe tem seu papel e sua importância, e o líder não está acima de ninguém.

Outra importante qualidade de um grande líder é, proporcionar a evolução dos colaboradores com quem trabalha. Ele não se esforça apenas para que seus subordinados façam o trabalho, mas, principalmente, para trazer à tona o potencial máximo de cada um, explorando e evoluindo suas habilidades individuais.

Ao entender cada elemento de sua equipe, o líder consegue direcionar cada talento para as atividades mais apropriadas, potencializando o resultado ao mesmo tempo em que contribui para que os liderados percebam o quanto são necessários e trabalhem ainda mais motivados. Lembre-se: não há nada mais valioso para o colaborador do que se sentir relevante.

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
Líderes servem de espelho e motivação na mesma medida em que se tornam símbolo de sucesso. Sendo assim, têm a responsabilidade de formar novos líderes em suas equipes, para que o relacionamento entre a organização e seus colaboradores seja fortalecido cada vez mais.

De acordo com Paul Hersey, um dos autores de “Teoria da Liderança Situacional” um dos livros mais conceituados sobre liderança, cada indivíduo possui um fator que o motiva, sendo que esse impulso interior pode ser completamente diferente de pessoa para pessoa. Por isso, um bom líder deve entender cada um dos colaboradores e conduzir o trabalho de motivação de forma individual.

Quando falamos de equipes, devemos lembrar que elas são compostas por indivíduos. Isso significa que não podemos tratar a todos da mesma forma, por isso, um líder deve ter tato para poder lidar com situações e pessoas diferentes, sempre de forma satisfatória.

Fonte:
http://www.jrmcoaching.com.br/blog/importancia-da-lideranca-e-motivacao-ambiente-organizacional/

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